Com redução de chuvas, ritmo de obras estruturantes começa a ser normalizado

Por conta do período chuvoso atípico que se estendeu de maio a julho, a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) precisou reduzir o ritmo de obras para evitar o comprometimento da execução e da qualidade final dos serviços. Mas, com a chegada de agosto e a previsão de redução do volume de chuvas em Alagoas, o Governo do Estado tem retomado gradualmente as obras estruturantes.

É o caso da obra de duplicação da AL-101 Norte e da construção dos Eixos Viários, em Maceió, onde o ritmo de trabalho está sendo retomado aos poucos e deve se restabelecer em até 10 dias, caso as condições climáticas continuem favoráveis.

Na obra de reestruturação da Avenida Cachoeira do Meirim, no bairro do Benedito Bentes, os serviços de conservação da via estão em andamento e, no fim deste mês, será aberta a proposta para a licitação que inclui o revestimento asfáltico final, drenagem, ciclovia, passeio e iluminação.

Os serviços do programa Pró-Estrada, que reestrutura e recupera a malha viária estadual, também estão retornando à normalidade. Na semana passada, os trabalhos de recuperação asfáltica tiveram início na rodovia AL-215, que dá acesso a Marechal Deodoro, município bastante castigado com as recentes chuvas.

Outro exemplo são as cidades de Atalaia e Satuba, que também começaram a receber os serviços do Pró-Estrada, com a recuperação de vias urbanas. Já em Belém e União dos Palmares, as obras estão em andamento para recuperação dos acessos aos municípios e também das vias urbanas.

Como explica o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o grande volume de chuvas inviabiliza trabalhos como terraplanagem, drenagem e pavimentação, que são essenciais na construção e recuperação de rodovias, por exemplo.

“Nós tivemos que readequar o ritmo das nossas obras durante esses meses de chuva, porque não seria possível executar nem concluir os serviços com qualidade enquanto não houvesse um período de estiagem. Mas agora as condições climáticas têm melhorado e estamos retomando nossos trabalhos gradualmente”, pontuou o secretário.

Previsão do tempo

O prognóstico meteorológico positivo para o mês de agosto é da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), que realiza o monitoramento das condições climáticas em Alagoas.

“O mês de agosto é o período de transição entre o período chuvoso e o seco. É nesse mês que termina oficialmente a nossa quadra chuvosa, que foi bem atípica, com chuvas bem acima da normalidade. A tendência agora é que as temperaturas comecem a elevar e o volume de chuva diminua consideravelmente no Estado”, avaliou o meteorologista da Semarh Vinícius Pinho.

Ascom – 21/08/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *